PROMOÇÃO: Matricule-se com mais 5 amigos até 15/07/2018 e ganhe uma Bolsa de Estudos Integral. - Mais Informações -

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Postado por Administrador 07/06/2018 0 Comentários

 

 

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

 

Objetivos

 

O curso é destinado à capacitação profissional de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos. Tendo uma forte base tecnológica, o curso trata da Engenharia de Segurança do Trabalho sob enfoque de valor agregado, como fator estratégico para a competitividade das organizações. Busca atender ao disposto na lei nº 7410, de 27.11.85, regulamentada pelo Decreto nº 92.530, de 09 de abril de 1986, com ênfase em Proteção do Meio Ambiente. A Linha de Base consiste em:

  1. Tratamento da Engenharia de Segurança do Trabalho sob enfoque de valor agregado, como fator estratégico para a competitividade das organizações – gestão pró-ativa;
  2. Enquadramento da Engenharia de Segurança sob uma visão sistêmica de negócio e ética, e de atendimento de necessidades de contornos (interno e externo). Inbound e Outbound.

OBS: Clique na imagem para acessar maiores informações.

 

Público

 

O Curso é destinado aos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos conforme Lei nº 7.410/85.

 

 

Disciplinas

  1. Administração Aplicada à Engenharia de Segurança 30 Horas
  2. Ergonomia 30 Horas
  3. Gerência de Riscos 60 Horas
  4. Higiene do Trabalho 140 Horas
  5. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho 20 Horas
  6. Legislação e Normas Técnicas 20 Horas
  7. Metodologia do Trabalho Científico 50 Horas
  8. O Ambiente e as Doenças do Trabalho 50 Horas
  9. Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações 80 Horas
  10. Proteção Contra Incêndios e Explosões 60 Horas
  11. Proteção do Meio Ambiente 45 Horas
  12. Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento 15 Horas
  13. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 30 Horas

 


Perguntas Frequentes

 

1) O curso de Pós-Graduação a Distância oferecido pela UCAM em parceria com a IUNIP é autorizado pelo MEC?

 

A Universidade Candido Mendes é credenciada pela Portaria do Ministério da Educação – MEC nº 1.282, de 26 de outubro de 2010, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a distância, em todo o território nacional.

 

2) Como funciona o curso de Pós-Graduação a Distância em Engenharia de Segurança do trabalho? De quantos encontros tenho que participar?

 

O curso é realizado integralmente a distância e possui apenas um encontro presencial para a realização da avaliação (prova) e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia, conforme estabelece o artigo 6°, parágrafo único, da Resolução n° 1, do CNE/CES, de 08 de junho de 2007.

 

 

3) Qual a carga horária do curso?

 

O curso possui carga horária total de 620 horas, sendo 560 horas para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos e 60 horas para orientação e elaboração dos trabalhos de conclusão de curso –TCC, que deverão ser elaborados e apresentados individualmente, conforme nova regulamentação do MEC.

 

 

4) Qual a duração do curso?

 

O curso de  Pós-Graduação a Distância em Engenharia de Segurança do Trabalho que possui duração minima de 12 meses e máxima de 24 meses.

 

 

5) Pague a taxa de inscrição no site da iunip.com.br ou paguei o valor integral do curso estou matriculado e quando inicia as aulas?

 

O Instituto Universitário Paulista como gestor da pos-ead da UCAM somente incia as turma com a inscrição mínima de 10 (dez) alunos. Como os nossos cursos atinge todo território nacional, em regra, sempre fechamos a quantidade mínima e iniciamos todos os meses turmas novas, dessa maneira você deverá agudar 30 dias que é o prazo de incio das novas turmas. 

 

 

6) Quais são os documentos exigidos para a matrícula?

 

Os documentos obrigatórios para efetivar a matrícula são:

- Cópia autenticada do Diploma de curso superior
- Cópia autenticada do Histórico escolar do ensino superior;
- Cópia simples da carteira de identidade;
- Cópia simples o CPF;
- Comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

 

 

7) É necessário ter algum programa específico no meu computador para utilizar a Plataforma de Ensino?

 

Não é necessário ter nenhum programa específico no seu computador. A Plataforma de Ensino é totalmente baseada em Internet, bastando apenas de uma conexão com a Internet e o navegador (Mozilla Firefox, por exemplo). Cada aluno receberá um LOGIN e uma SENHA para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

 

8) Moro em um cidade onde não há núcleo de atendimento UCAM. Eu posso fazer a Pós-Graduação?

 

A educação a distância reduz as barreiras geográficas e permite que alunos do Brasil e do mundo inteiro possam cursar nossa pós-graduação. Conforme a resolução n° 1, do CNE/CES, de 08 de junho de 2007 é necessário que exista apenas um encontro presencial (no final do curso) para a realização da avaliação (prova) e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia. Disponibilizamos estrutura para realização da prova e apresentação do TCC ou monografia em todos os estados e no Distrito Federal.

 

 

9) Vou receber um diploma ou um certificado?

 

Os alunos recebem um Certificado de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu realizado, quando cumprir todas as exigências de aprovação nas disciplinas e no TCC, bem como quando estiver com a documentação e pagamentos em dia. De acordo com o MEC, a emissão de diplomas é restrita aos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

 

 

10) No meu Certificado vai estar escrito que o curso foi feito “a distância”?

 

A Resolução CNE/CES n° 01/2007, que estabelece as normas da pós-graduação lato sensu, não faz diferenciação quanto à metodologia presencial ou a distância adotada pela IES – Instituição de Ensino Superior.

 

 

11) O Certificado de conclusão da pós-graduação da UCAM é válido para progressão salarial no Plano de Cargos e Salários –PCS do órgão onde trabalho?


Os Certificados dão aos alunos todos os direitos dos detentores dos títulos de especialização Lato Sensu, tais como as progressões e gratificações previstas nos diversos planos de carreira da área pública. Investigue se o seu órgão empregador possui Plano de Cargos e Salários PCS e se há possibilidade de progressão funcional.

 

 

12) Quanto custa a emissão do Certificado de Conclusão de Curso?

 

A UCAM não cobra taxa para emissão do 1º Certificado de Conclusão de Curso.

 

 

13) Em caso de dúvidas sobre a plataforma virtual, material didático, dados financeiros, pedido de declarações, certificados, entre outras solicitações com quem devo entrar em contato?


Em caso de dúvidas o aluno deve entrar em contato com o Serviço de Atenção ao Aluno (SAA) pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse é um meio de comunicação seguro entre os alunos e a Instituição, pois para cada solicitação é gerado um número de protocolo que pode ser acompanhado por ambos.

 

 

14) Como confiro a homologação ou legalidade do meu curso perante o MEC?

 

Para conferir a homologação ou legalidade do seu curso basta licar (Clique Aqui) ou copiar e colar o link abaixo descrito no seu navegador para acessa a pagina online do MEC

Link: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTE1Mw==. 

 

 

15) Se a Pós-Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho é homologada pelo CREA-RJ, posso atuar em todo Brasil?

 

O curso da UCAM – RJ é homologado pelo CREA-RJ (Clique Aqui). Essa homologação tem vigência em todo o território nacional, ou seja, o profissional certificado poderá atuar em todo o Brasil. Basta que, ao receber o Certificado de Conclusão, o profissional dê entrada para a obtenção do registro em qualquer CREA do país. O processo é igual ao de uma graduação, na qual o egresso formado em engenharia civil no Maranhão, por exemplo, pode obter seu registro no CREA-SP ou de qualquer unidade da Federação. Vale destacar que o MEC não faz qualquer distinção entre cursos presenciais ou a distância. Os certificados são iguais para as duas modalidades.

Deixe um comentário