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Manual do aluno de Pós-Graduação a Distância

1. DA LEGALIDADE


1.1. O curso de Pós-Graduação da UCAM - Universidade Cândido Mendes, atende todas as exigências da Resolução No. 01 do dia 08/06/2007 e da Portaria do MEC No. 1.282 do dia 26/10/2010 e publicada no DOU - Diário Oficial da União no dia 27/10/2010 - Seção 01 e Página: 38, com validade em todo território nacional. O Certificado será emitido pela UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES e entregue ao aluno dentro de um prazo médio entre 30 a 90 dias, após o aluno cumprir todos os requisitos obrigatórios para conclusão do curso, citados abaixo.



2. DO PÚBLICO ALVO


2.1. O curso se destina a qualquer pessoa portadora de Diploma de Graduação Superior, provindo de IES credenciada e reconhecida pelo MEC, ou de IES estrangeira, apos a convalidação do Diploma por Universidade Brasileira.



3. DA INSCRIÇÃO


3.1. A inscrição sendo feita por um de nossos parceiros ocorrerá cobrança de taxa de inscrição de cada curso no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta) reais, que deverá ser paga diretamente ao parceiro;


3.1. A inscrição ocorrendo diretamente através do site: iunip.com.br a taxa de matrícula deverá ser paga via cartão de crédito ou boleto bancário. 



4. DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO


4.1. Diploma de Graduação do Curso Superior (fotocópia autenticado no cartório);

4.2 Histórico da Graduação do Curso Superior (fotocópia autenticado no cartório);

4.3. Carteira de Identidade (fotocópia simples);

4.4. CPF (fotocópia simples);

4.5. Comprovante de Residência (fotocópia simples);

4.6. Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia simples);

4.7. 02 fotos 3/4 Coloridas.



5. DA MODALIDADE DE ENSINO


5.1. A modalidade do Ensino do Curso ocorrerá unicamente no ambiente da Educação a Distância - EaD 



6. DO INICIO DO CURSO 


5.1. O pagamento da inscrição, matrícula, ou da quitação total do curso não garante inicio imediato da turma, em virtude de estar condicionado à quantidade mínima para formação da turma, ou seja, a inscrição de 10(dez)  pessoas para dar inicio. 


5.2. O prazo de inicio do curso é de até 30 dias apos a inscrição. Não se completando a quantidade mínima exigida a turma será cancelada os valores pagos serão devolvido na mesma modalidade do pagamento da aquisição. A exemplo: 

a. Se o pagamento ocorreu via cartão crédito, haverá estorno da operação, lançamento do mesmo valor na forma de crédito.

b. Se o pagamento ocorreu em dinheiro, haverá um depósito na conta bancária: corrente ou poupança do aluno ou mediante contra recibo.


Atenção: Nesta modalidade de ensino, os estudos são desenvolvidos à distância e não depende de formação de turma grande, somente 10 (dez alunos), como os cursos destinam-se à todos os brasileiros em todo território nacional na modalidade EaD, em regra todos os meses é iniciado turmas novas. Os cursos são ministrados através da internet com o material didático disponível no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem/Portal do Aluno ou alternativamente com material impresso didático de extrema qualidade.


5.3. Em regra não é utilizado apostilas para composição do material didático, utiliza-se capítulos de Livros que são selecionados entre as melhores editoras e escritores. Para isso, mantemos convênio com ABDR - Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (Pasta do Professor) e Minha Biblioteca. O Aluno recebe um link de acesso com usuário e senha que lhe permite acesso à maior e melhor biblioteca digital do Brasil, com mais de 8.000 Títulos de livros. 


5.4. Para cada disciplina o aluno recebe um roteiro de estudo com descrição dos capítulos dos livros que deverão ser acessados para estudar, como também um questionário para autoavaliação. Os capítulos dos livros referenciados poderão ser impresso pelo aluno.


5.5.Posteriormente, no  final do curso, poderá o aluno requerer os capítulos dos livros referenciados, devidamente impresso catalogado e organizado mediante pagamento de taxa, que varia entre R$ 350,00 a R$ 600,00 que poderá ser parcelado em até 4 vezes sem juros através de cartão de credito ou pago via boleto bancário à vista. 


Atenção: Destaque-se que o referido material didático impresso é mesmo conteúdo  didático que o aluno acessará na nossa Biblioteca Virtual, na modalidade eletrônica.


5.6. O material didático impresso quando for opção e requerido pelo aluno mediante pagamento de taxa, até o final do curso será enviado via correios para o endereço do aluno.



6. DO ATENDIMENTO AO ALUNO


6.1. O Aluno poderá contactar a UCAM/IUNIP via WhatsApp, Telefone 0800, Telefone convencional e email: atendimentoaluno@iunip.com.br onde poderá agendar horário para ser atendido por um professor de plantão, que retomará a chamada telefônica em horário pré-agendado(08 as 18 horas, de segunda a sexta-feira) para esclarecimentos de dúvidas sobre os conteúdos dos cursos, avaliações e como fazer o TCC (artigo ou monografia) passo a passo.



7. DAS AVALIAÇÕES


7.1. A Regra para todos os alunos independente da data de matrícula. Durante o curso o aluno deverá fazer 3 tipos de avaliações:

- AV1 - Avaliação Digital - Uma para cada módulo (10 pts cada);

- AV2 - Avaliação Presencial - Cada módulo terá 5 questões (10 pts cada);

- AV3 – Avaliação de Seminário - Duas para todo o curso (10 pts cada).



7.2. As avaliações (AV1) são 10 questões de cada disciplina, que poderá ser realizada online no portal do aluno no link AVALIAÇÃO ou poderá ser impressa e encaminhada por correio o caderno de provas junto com o gabarito e serão liberadas mensalmente de acordo com o pagamento de cada mensalidade quitada.


7.3. As avaliações (AVS) são questões abertas sobre os temas abordados nos Seminários Educacionais e ficará a critério do professor responsável pelo encontro presencial. Estas avaliações deverão ser feitas durante os encontros presenciais e entregues ao professor para correção e lançamento das notas. As datas e locais da realização dos encontros poderão ser verificados no portal do aluno no link AGENDA EDUCACIONAL.


7.4.  Durante o curso, o aluno deverá participar de 01 encontro presencial para fazer as AV2 (avaliações presenciais) e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de artigo ou monografia, em sua cidade ou na cidade mais próxima de sua residência.


7.5. Nos encontros presenciais no decorrer do curso, o aluno fará também as AV2 (avaliações presenciais), sendo que, cada disciplina terá 5 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta e tem o valor de 10 pontos. 


7.6. As AV2s serão liberadas a partir do  5º. Mês de curso (de acordo com a forma de pagamento escolhida), exceto, para os cursos de 1.000 horas e Engenharia de Segurança do Trabalho, que serão liberadas a partir do  11º mês de curso (de acordo com a forma de pagamento escolhida), e, as AVS (avaliações dos seminários), com questões abertas no valor de 10 pontos cada. 


7.7. A equipe pedagógica da UCAM/IUNIP entrará em contato com o aluno, pelo menos 30 dias antes, informando a data, horário e local das AV2 (avaliações presenciais), AVS (avaliações dos seminários) e apresentação do TCC.


Atenção:  Normalmente os encontros presenciais ocorrem em salão de eventos de hotéis ou escolas particulares, conforme data, horário e local programados pela UCAM ou de acordo com a necessidade e opção do próprio aluno.  


7.8. A Nota Final será calculada da somatória entre (AV1 = 10 + AV2 = 10 + AVF = 10 ) = 30 pontos : 3 = Nota Final. Exemplo: (AV1 = 9.0 + AV2 = 9.0 + AVF = 7.0) = 25:3 = 8,33, aproximando para 8.0 como Nota Final. 


7.9. Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 pontos, deverá entrar em contato com nossa equipe pedagógica e solicitar as avaliações de recuperação de cada disciplina desejada. As avaliações de recuperação, serão de questões abertas (resenha crítica ou resumo) e tem o valor de 10 pontos. 



8. DA RECUPERAÇÃO


8.1. Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 07 pontos da disciplina na média final, deverá acessar o link NOTAS no portal do aluno, onde encontrará as instruções para a realização da atividade de recuperação. As avaliações de recuperação poderão ser de questões abertas (resenha crítica, resumo, descrição sobre a disciplina em recuperação) e tem o valor de 10 pontos.


8.2. O prazo para correção das avaliações é de até 30 dias úteis após constar o protocolo de recebimento pelo Setor de Correspondência.


8.3. O aluno tem até 30 dias úteis para solicitar o gabarito e revisão da atividade avaliativa após a nota ser lançada no sistema. A solicitação do gabarito deve ser feita no e-mail: avaliacao@iunip.com.br



9.0. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)


9.1. Características do TCC:

- O Artigo: Deve conter de 5 a 13 laudas contadas a partir do resumo.

- Monografia: Deve conter de 25 a 40 laudas. 


9.2. Após finalizar o TCC, o aluno deve enviá-lo em um único arquivo “word.doc” para a correção padrão na forma de artigo ou monografia, via Portal do Aluno ou alternativamente mediante autorização prévia para o e-mail: tcc@iunip.com.br, após ou paralelamente o curso da última disciplina da grade. 


9.3. A IUNIP/UCAM tem o prazo de até 30 dias úteis para correções do TCC e o acadêmico terá um prazo de 30 dias úteis a partir do lançamento da nota no sistema para a solicitação do gabarito e/ou revisão da avaliação realizada.



10. DOS REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO


10.1. Todos os cursos deverão ter duração mínima de 06 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da confirmação do pagamento da primeira mensalidade no sistema interno da UCAM excetuando-se para os cursos de Gestão Escolar de 1.000 horas e de Engenharia de Segurança do Trabalho que deverão ter duração mínima de 12 meses e máxima de 24 mêses;


10.2. Ser aprovado nas AV1-(avaliação on-line) em todas as disciplinas com nota mínima de 07 pontos, que será feita pelo site/Portal do Aluno;


10.3. Ser aprovado nas AV2-(avaliação presencial) em todas as disciplinas com nota mínima de 07 pontos, que serão feitas no(s) encontro(s) presencial(is);


Atenção: As AV2 ocorrerão a partir do 5º mês de curso (a depender da forma de pagamento escolhida), excetuando-se para os cursos de 1.000 horas e Engenharia de Segurança do Trabalho, que serão ocorrerão a partir do 11º. Mês de curso.


10.4.  Ser aprovado nas AVS - (avaliações dos Seminários/TCC), em todas as disciplinas com nota mínima de 07 pontos, que serão feitas nos encontros presenciais.


10.5. Ter quitado todas as parcelas do curso ou ter garantido o pagamento com emissão de cheques pós-datados ou parcelamento em cartão de crédito; 


10.6. Ter entregue todas as cópias de documentações exigidas e  descritas no item 4.;


10.7. Ser aprovado no TCC (artigo ou monografia) com nota mínima de 07 pontos;


Atenção: O aluno poderá enviar o TCC(artigo ou monografia) para correção, via email/Portal do Aluno, a qualquer momento a partir do 5º mês, e comprovando o pagamento da 5ª prestação ou quitação total do curso, independente do tempo de duração para a conclusão. 


10.8. Ser aprovado no Estágio Supervisionado com nota mínima de 07 pontos. 

Atenção: O estágio é obrigatório somente para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e poderá ser feito a partir do 6º. mês de curso.



11. DO CERTIFICADO


11.1. A primeira via do Certificado será totalmente gratuita;


11.2. Em caso de extravio ou perda pelo próprio acadêmico, a requerimento do aluno, a instituição emitirá a segunda via do documento mediante prévio pagamento da taxa no valor de R$ 425,00 (quatrocentos e vinte e cinco) reais , referente às despesas administrativas, envio dos correios e custos operacionais.